Artigos Cientificos

As evoluções e as transformações da produção artesanal.
Um estudo de caso sobre as cidades de Juazeiro do Norte e Barcelos.
Trabalho publicado no Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – VI ENECULT, 2010.

Resumo: Este trabalho realiza uma pesquisa sobre as transformações e as evoluções ocorridas na cultura popular, tendo como foco a produção artesanal na atualidade e os envolvidos nesta atividade. Foi feito um estudo de caso através de uma análise comparativa entre a cidade brasileira de Juazeiro do Norte e a cidade portuguesa de Barcelos, onde, em ambos os casos, a produção artesanal apresenta-se como forte componente econômico e social. O trabalho fundamentou-se teoricamente sobretudo nas pesquisas e proposições do antropólogo Néstor García Canclini e do teórico cultural Stuart Hall, além de literaturas específicas sobre o tema da cultura e da produção artesanal nas duas cidades pesquisadas.
Palavras-chave: cultura local, artesanato, Juazeiro do Norte, Barcelos.

A cultura local e as novas tecnologias. A experiência da Fundação Casa Grande.
Trabalho publicado no XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2010.

Resumo: Este trabalho trata da relação entre cultura local e as novas tecnologias a partir de uma metodologia de análise mediológica. Para compreender como determinados grupos sociais utilizam e relacionam-se com os atuais equipamentos tecnológicos, foi realizado um estudo de caso da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, uma entidade dedicada à gestão e produção artístico-cultural, tendo como foco a estação de rádio mantida pela instituição, a Casa Grande FM. A investigação foi conduzida a partir do cruzamento da teoria mediólogica, de Regis Debray, com os conceitos e ideias sobre cultura e mediações culturais descritas por Stuart Hall.
Palavras-chave: Cultura, tecnologia, comunicação, mediologia, Cariri.


A(s) Identidade(s), As Comunidades e as Relações no Ciberespaço. Um Olhar Transversal Sobre o Comportamento do Sujeito Contemporâneo no Espaço Virtual.
Trabalho publicado no XIII Congresso de Ciências da Comunicação – Região Nordeste, 2011.

Resumo: Este trabalho trata de questões ligadas à construção da identidade, à formação de comunidades e às relações estabelecidas no ciberespaço, através do cruzamento entre teorias de autores das ciências sociais que abordam áreas e temáticas distintas. Procurou-se compreender aspectos relevantes, alterações sociais e consequências que a internet gerou e ainda gera em seu usuário. O trabalho segue uma ordem de análise partindo dos factores que precedem e permitem o ingresso no ciberespaço aos vínculos consequentes do uso deste e da frequência neste universo.
Palavras-chave: Ciberespaço; identidade; comunidades; relações.


Novos grupos urbanos, novas formas de socialização. Compreendendo o caso dos praticantes de jiu-jitsu.
Trabalho apresentado no IV ENCISO – Encontro de Ciências Sociais do Estado do Ceará, 2011.

Este trabalho é parte integrante da pesquisa de dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, em Portugal. Trata-se de um artigo que toma como objeto de análise o tema dos grupos sociais urbanos informais e não- institucionais, também nomeados de tribos urbanas. Para identificar e compreender as novas formas de socialização configuradas na interface desses agrupamentos sociais, foi tomado para análise o grupo de praticantes de arte marcial jiu-jitsu existentes na cidade de Fortaleza. A partir de uma pesquisa essencialmente qualitativa e semi-participativa, uma amostra do grupo foi analisada, tendo como aporte teórico as ideias e, sobretudo, o conceito de “tribos urbanas” propostos pelo sociólogo Michel Maffesoli. Os resultados obtidos identificam novas formas de socialização existentes nesse grupo, bem como códigos de identidade e de enraizamento próprios dos seus componentes, o que confirma a perspectiva e a caracterização do conceito de tribo s urbanas apontados por Maffesoli.
Palavras-chave: grupos sociais, tribos urbanas, jiu-jitsu.

Todos os direitos reservados para Claudio Sena - contato@claudiosena.com.br